domingo, 11 de julho de 2010

Thomas Lewinsohn afirma que "as modificações no Código Florestal são perversas"

No Jornal O Estado de S. Paulo, deste domingo, 11/07/2010, "Três perguntas para..." Thomas Lewinsohn, Presidente da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação e professor do Instituto de Biologia da Unicamp. E o especialista confirma que "as modificações no Código Florestal são perversas"

1. Surpreendeu a aprovação do texto que propõe mudanças no Código Florestal?
Foi uma certa surpresa, sim, porque eu tinha esperanças de que haveria bom senso por parte dos parlamentares. As modificações no Código Florestal são perversas.

2. Em que sentido?
O pior é o ponto que anistia a quem desmatou ao longo desses anos todos. Se o Congresso aprovar em plenária e o Executivo sancionar esse texto, estarão legislando de forma a dizer que o meio ambiente não é importante. Seria uma plena licença para detonar o patrimônio ambiental para garantir a expansão da economia.

3. Um dos argumentos do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) é de que o Código Florestal atual prejudica o pequeno produtor.
Não sei se dizer isso é ingenuidade ou cinismo. Certamente quem mais será prejudicado pela licença para destruir será o pequeno produtor, que terá de conviver com degradação do solo, erosão, assoreamento. O grande produtor abandona a terra quando ela não é mais produtiva. O retrocesso é tamanho que vai acabar com a credibilidade da agricultura brasileira perante o mundo. Estamos à mercê de pessoas com a mesma mentalidade dos velhos barões.

Fonte: O Estado de S. Paulo

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, sou da pastoral da juventude
    de Rio Grande e estamos juntos nessa!!!

    ResponderExcluir
  2. "o grande produtor abandona a terra quando ela não é mais produtiva" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    engraçado como pessoas metidas a"entendidas" das coisas falam cada bobagem... e o pior, com "ibope" !!!

    A terra é o maior patrimonio do agricultor. Um hectare chega a custar facilmente 20 mil reais no Centro-Sul. Entao, um agricultor, que no Brasil é considerado grande quando tenha de 15 módulos fiscais para cima, já seria um "grande" agricultor com 300 hectares no Sul do Brasil. 300 ha X R$ 20.0000 = 6 milhões de reais, que é o patrimônio desse agricultor. Ou seja, praticamente tudo o que ele tem na vida.
    Alguém imagina que um "grande agricultor" de 300 ha simplesmente jogasse fora 6 milhões de reais, todo seu patrimonio, assim? como quem fuma o ultimo cigarro, amassa a carteira vazia e a joga no lixo???????? E faria o que para sobreviver depois disso? Certamente viraria peao de fazenda, porque nunca mais teria condições financeiras de comprar nem um palmo de terra na vida!
    brincadeira hein, seu Thomas? vai aprender a fazer conta! Deixe um pouco de lado sua teoria picareta, e vá aprender alguma coisa de realidade no campo, para depois dar pitaco em coisa séria!
    Quando aprender a fazer conta, poderá mais ou menos calcular o custo que um agricultor de 300 hectares teria para fazer reserva legal de 20% na sua propriedade. Olha só: 300 ha X 20%= 60 ha de Reserva Legal
    60 ha X 20.000 reais = 1,2 milhões de reais!
    Acha pouco?
    POis bem, um agricultor de 300 ha provavelmente tem uma renda liquida anual bem inferior a de um professor da Unicamp.... E tem uma função tão ou mais nobre do que ensinar, que é produzir a comida que nos mantém a todos em pé.
    Aí eu pergunto: qual o professor aceitaria ser taxado 20% de seu patrimônio para indenizar os danos que causa ao meio ambiente, e ainda por cima sofrer um corte salarial de 20%? (que é a renda que o agricultor deixa de obter com a destinaçaõ de 20% seus campos de produção para preservação ambiental)
    Ah, professor queima combustível com seu carrinho, gera resíduo sólido e dejetos, gasta água, aquece o planeta, ocupa espaço no meio-ambiente com sua moradia.... entao, também deveria sofrer uma taxação por uso do meio ambiente, não é?

    ResponderExcluir

Eduardo Galeano - Mundo al Revés