quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Capacitação de “Agentes de pastoral socioambiental”

CONVITE

V Seminário Estadual da Pastoral da Ecologia
Capacitação de “Agentes de pastoral socioambiental”

Cristãos e cristãs, do mundo todo, cada vez mais nos sentimos desafiados a somar esforços em ações de solidariedade com a vida do planeta. Inúmeras experiências concretas existentes nas comunidades nos ensinam e mostram caminhos e alternativas para o nosso engajamento concreto nas questões ambientais e ecológicas. E a nossa fé nos fortalece na missão de cuidar e preservar a vida criada por Deus. Por isso, precisamos ter a coragem e ousadia de construir uma rede de solidariedade em defesa da vida. Sabemos que, pela lógica da natureza criada por Deus, tudo está interligado e interelacionado com tudo. E a vida acontece e evolui na interdependência dos diversos seres. A criação de Deus é uma teia, uma rede de cooperação e solidariedade. E é nesta lógica de cooperação e solidariedade que podemos fazer nossa parte, como seres humanos, para preservar a vida e permitir sua salutar evolução.
Precisamos nos encontrar para trocar ideias e experiências, partilhar conhecimentos que nos ajudem a compreender sempre melhor a realidade da vida e assumir compromissos de fé e amor com a obra de Deus.
Por isso, a Pastoral da Ecologia do Regional Sul III da CNBB programou o seu 5º Seminário Estadual para capacitação de “agentes de pastoral socioambiental”, que será dia 27 de novembro das 08h30min até as 16h30min, na sede da CNBB em Porto Alegre. O encontro é aberto a todas as dioceses, paróquias, comunidades, grupos e pessoas que desenvolvem e/ou pretendam desenvolver um trabalho ambiental.
Sabemos que a origem da palavra “seminário” é do latim, “seminarium”, que se refere a um “viveiro de plantas”, proveniente de “seminare”, “semear”. Por isso, a Pastoral da Ecologia, desde o início, optou por promover seminários, encontros que são sementeiras, viveiros de plantas onde as ideias e experiências se multiplicam, fortalecendo o compromisso com a vida.
O 5º Seminário da Pastoral da Ecologia vai acontecer sob o método Ver-Julgar-Agir, com o objetivo de ajudar na capacitação de agentes de pastoral socioambiental. Pois, além de olhar para a realidade, também vamos poder trocar experiências, conhecer testemunhos de vida e buscar luzes na Palavra de Deus para assumir nossa missão de solidariedade com toda a criação de Deus.

V Seminário Estadual da Pastoral da Ecologia
Data: 27 de novembro de 2010 – Horário: das 8h30min até as 16h30min
Local: CNBB Sul 3 – Av. Cristóvão Colombo, 149 - Porto Alegre – RS (51) 3225.8483

Sinta-se convidado a participar e convidar outras pessoas e trazer suas ideias e experiências para semear neste 5º Seminário da Pastoral da Ecologia
Confirme sua presença pelos telefones: 51 85463317; 51 98995706
Ou pelo e-mail: pastoraldaecologia.rs@gmail.com


Coordenação da Pastoral da Ecologia – CNBB Sul III
www.pastoraldaecologia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eduardo Galeano - Mundo al Revés