segunda-feira, 1 de junho de 2009

ECOLOGIA: UMA QUESTÃO DE FÉ


Uma semente germinando, uma planta brotando, uma flor desabrochando... Assim é a Igreja movida pela Palavra de Deus, que sempre suscita vida nova. E entre tantas novidades na vida da Igreja, também surge uma nova pastoral – a Pastoral da Ecologia – que nasce para somar forças e juntamente com as pastorais sociais, ajudar a atualizar a missão da Igreja no mundo de hoje.


Depois de alguns anos partilhando experiências concretas de cuidado com a vida humana e ambiental, a Pastoral da Ecologia começa a se ramificar e se enraizar para além da região de Porto Alegre, onde se fortaleceu, especialmente com o trabalho junto aos catadores. Agora é hora de semear por todo o Rio Grande esta semente de uma pastoral especificamente voltada para a questão ambiental. Não podemos mais esperar, é hora de agir com valores e princípios ecológicos.


O Deus da nossa fé é ecológico, é o criador e defensor da vida. Cremos no Deus que se revela na Criação e nas Escrituras que confirmam a natureza, o ser humano e tudo o que existe como obra de suas mãos. Em seu projeto de preservação da vida, Deus conta conosco. E a fé no Deus criador, não apenas permite ao ser humano se beneficiar da natureza, mas incide no compromisso de cuidá-la com responsabilidade.


Por causa da fé no Deus criador, deveríamos ter um engajamento concreto e prático na defesa e preservação da vida. Ecologia para nós cristãos é uma questão de fé. E até parece estranho quando se vê tantas instituições se posicionando frente aos temas ambientais e procurando fazer sua parte, quando a Igreja ainda fica numa postura tímida e descomprometida com as questões ecológicas. Todas as igrejas e as religiões têm muito que contribuir com a ecologia. Podem ajudar as pessoas a agirem movidas, não pelo medo das catástrofes e desequilíbrios ambientais, mas por amor e reverência ao criador e às criaturas.


A Ecologia no Rio Grande do Sul, definitivamente faz parte do compromisso da Igreja. E com o apoio do regional Sul III da CNBB, a Pastoral da Ecologia busca sua efetiva concretização nas dioceses de todo o Estado. A nova pastoral não quer nascer de cima para baixo, quer germinar do chão e crescer. É uma semente que vem do alto, vem do chamado de Deus e brota da terra.


Sabemos que não é possível transportar árvores para todos os lugares, mas podemos semear suas sementes em toda parte, podemos plantar pequenas mudas, cultivar e ver florir e produzir frutos. É assim que nos propomos a agir com relação à Pastoral da Ecologia. Queremos semear Grupos Ecológicos de Base em todo nosso Rio Grande do Sul. Esses grupos são as sementes da Pastoral da Ecologia, que nascerá e se enraizará em toda parte. Ou, como diz nosso mestre, Irmão Antônio Cechin, Comunidades Ecológicas de Base. Também já se ouviu falar em Comitê de Justiça, Paz e Ecologia e Pastoral Socioambiental. São as várias formas de organizar a Pastoral da Ecologia na base da Igreja e da sociedade.


Sentimos que é hora de semear os Grupos Ecológicos de Base para enraizar o compromisso da Igreja com a Ecologia. E estes grupos de base da Pastoral da Ecologia, inseridos nos planos de evangelização das paróquias e dioceses, pouco a pouco vão se constituindo numa rede orgânica, uma teia viva a serviço da vida. A Pastoral da Ecologia vai surgindo desta forma. Um grupo aqui outro acolá, como pequenas plantinhas, assim vamos enraizando esta nova pastoral. Porque a ecologia para nós cristãos é realmente uma questão de fé.


Ou a Igreja se mobiliza pastoralmente para a causa ecológica ou estará deixando uma brecha no seu testemunho de fé. E, com certeza, quando as comunidades, paróquias e dioceses começarem a organizar a Pastoral da Ecologia, vão aparecer muitas pessoas para colaborar com a missão da Igreja nesta causa. Às vezes se pensa que faltam recursos humanos para tantos serviços, pastorais e movimentos que existem nas comunidades, mas com certeza muitas pessoas estão esperando um chamado para a missão. E o tema da ecologia poderá ser de interesse para muitos cristãos ainda descomprometidos com a evangelização.


Acreditamos, portanto, que a Pastoral da Ecologia poderá ajudar a atualizar e fortalecer a missão da Igreja no mundo de hoje.

PASTORAL DA ECOLOGIA – cnbb sUL III

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eduardo Galeano - Mundo al Revés