sexta-feira, 1 de maio de 2009

12ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora

12ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora

1º. de Maio de 2009

Local: Parque Municipal de Eventos Ireno Michel – Gravataí

Tema: Paz com justiça social na vida dos trabalhadores e trabalhadoras

Lema: “Não somos máquinas pessoa humana é o que somos”

Promoção: Pastoral Operária do Rio Grande do Sul - Arquidiocese de Porto Alegre / Vicariato de Gravataí – CNBB Sul 3

As Romarias que se realizam na Igreja, seja no Rio Grande do Sul como no Brasil inteiro, têm uma história muito bonita e caracterizam uma expressão da Igreja que se compromete com as lutas do povo, especialmente na conquista de direitos fundamentais dos mais pobres e excluídos de nossa sociedade. Nesse primeiro de maio, acontece a 12ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora, a qual não é apenas uma caminhada que começa e termina em um único dia. Ela exige um longo tempo de preparação, de reflexão e de articulação. Torna público os problemas do mundo do trabalho, possibilitando a reflexão e a tomada de consciência de valores humanos e cristãos que devem ser exaltados na nossa sociedade. Independente do número de romeiros, o processo preparatório é um importante espaço de reflexão, de denúncia e de apontamento de saídas para as contradições sociais presentes no mundo do trabalho, dentre as quais os trabalhadores e trabalhadoras são compreendidos apenas enquanto uma máquina geradora de lucros. “O Mundo do Trabalho ainda tem sede e fome de justiça e de paz”.

A Romaria conta com apoio de diversas entidades da sociedade civil organizada, da Prefeitura Municipal de Gravataí e da Assembléia Legislativa do Estado. Já são mais de 120 grupos de geração de renda inscritos para exporem seus produtos. O acampamento da juventude, que acontecerá nos dias 29 e 30 de abril, vai aprofundar o tema “Mundo do Trabalho e os desafios para a juventude”.

Você também é convidado e convidada a participar e divulgar a 12ª Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora. Participe.

Telefone para contato:

Clarice Dal Médico (51) 98292453

Frei Orestes (51) 99990896

Adelaide Klein (51) 81360191

Mateus de Marco (51) 84143372

Pastoral Operária (51) 3225 8483

Programação geral do dia 1º de maio.

8h.Acolhida – Esquina da Rua Otávio Schemes com Av. Brasil

8.30h. Abertura oficial;

9.30h. Início da caminhada;

10.45h. Chegada no Parque de Eventos. Celebração Eucarística – Celebrada por Dom José Mario, presidente da CNBB Sul 3;

12 h. Almoço partilhado;

13h. Momento Cultural/Político;

“Depoimentos, falas, manifestações, expressões culturais, músicas, apresentações artísticas”. Nesse momento acontece também as oficinas temáticas para os interessados.

15.40h. Celebração de envio.

16h. Enceramento

Um comentário:

  1. Interessante eu encontrar vocês em 1° numa pesquisa sobre "Pastoal dos animais", mas horrível quando li ali "preocupada com o ser humano e seu meio por inteiro". Procuro algo do tipo "preocupada com os animais" e não com o Hitler deles. Vejam http://www.vista-se.com.br/terraqueos/ e entendam o que estou dizendo.

    Saudações cristãs
    Leandro (lemos@superonda.com.br)

    ResponderExcluir

Eduardo Galeano - Mundo al Revés